Mantenha a piscina limpa e tratada

Infectologista orienta para atenção redobrada com higiene na área de lazer e garante que vírus não resiste ao desinfetante clorado.

A ANAPP reforça o alerta para que a população adote cuidados preventivos contra a doença respiratória Covid 19 – provocada pelo novo coronavírus. A Associaçãoentende a importância de, no atual momento, levar às empresas e aos profissionais do setor, que atuam como agentes multiplicadores de conhecimento para o consumidor, informações técnicas. A entidade destaca as orientações dos agentes públicos e médicos especialistas, como evitar aglomerações, sem contato físico com outras pessoas – apertos de mão, abraços e beijos – e mãos sempre limpas e etiqueta social ao tossir ou espirrar. Outro aspecto é manter a água da piscina limpa e tratada para evitar o mosquito da Dengue.

Em entrevista à Revista ANAPP, o médico infectologista Marcos Antonio Cyrillo e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia e do hospital IGESP (Instituto de Gastroenterologia de São Paulo) observa a importância de concentrar a atenção aos cuidados sanitários na área de piscinas e também pessoais. Vale lembrar, ainda, que a recomendação vale para o entorno e outras áreas de convivências e condomínios, clubes e etc.

ANAPP – Neste momento de propagação do coronavírus, frequentar as piscinas aumenta o risco de contaminação ou apenas devem ser intensificados os cuidados sanitários praticados pelos parques aquáticos, academias de natação, clubes, hotéis e condomínios com piscina?

Marcos Cyrillo – Considero que os cuidados praticados atualmente são adequados à prevenção do coronavírus. E sabemos da possibilidade da transmissão por fezes (o que serve de alerta).

ANAPP – Quais as recomendações para as pessoas que frequentam piscinas?

MC – Elas devem avaliar prioritariamente as condições de higiene dos locais e adotar medidas de proteção. Por exemplo, caso apresentem doenças respiratórias, gastrointestinais ou de pele não devem frequentar as piscinas. Outro cuidado essencial é adotar bons hábitos de higiene, utilizar a etiqueta da tosse (cobrir a boca e o nariz com a parte interna do braço), levar uma vida saudável para manter a imunidade (alimentação adequada, não fumar, dormir adequadamente, beber água regularmente e não ingerir álcool em excesso).

ANAPP – Quais as recomendações para clubes, parques aquáticos, academias de natação, clubes, hotéis e condomínios com piscina?

MC – Os clubes devem realizar exames médicos periódicos. As pessoas com sintomas respiratórios ou lesões de pele devem ser orientadas a procurar atendimento médico antes de frequentar as piscinas. É importante ainda que o controle da água e da cloração seja realizado com base na legislação e seguindo orientação dos textos técnicos das empresas do ramo. Essas regras devem ser aplicadas em todos os locais com piscina, independente da sua característica.

Marcos Cyrillo, infectologista: exames periódicos são  essenciais

ANAPP – Uma piscina com água tratada adequadamente, com concentração de residual de cloro entre 1 e 3 ppm, pode ser considerada imune ao coronavírus?

MC – Sim, pois o coronavírus é um vírus envelopado. Não é resistente aos desinfetantes clorados. Dessa forma, a utilização correta destes compostos tem a capacidade de eliminá-lo do meio ambiente.

Fonte: Revista ANAPP Edição 150

por MAIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *